S Bento
Venerável São Bento de Núrsia
14 de março -- Calendário Juliano
O Monge Bento nasceu na cidade italiana de Núrsia em 480. Aos 14 anos foi enviado por seus pais para estudar em Roma, mas envergonhado pela imoralidade que o circundava resolveu se devotar a um outro tipo de vida. Rumou para a vila de Effedum, e se estabeleceu perto da Igreja de São Pedro.
Logo notícias de sua vida ascética se espalharam e Bento teve de rumar para as montanhas. Ali encontrou o eremita Romano, que o tonsurou e se tornou pai espiritual do novo monge, que passou a habitar uma caverna. De tempos em tempo, o eremita Romano trazia comida para o santo, que por três anos empreendeu uma ferrenha luta contra as paixões e as conquistou.
Muitos passaram a procurá-lo, sedentos por seu guiamento e orientação, de modo que o número de seus discípulos cresceu tanto que lhe permitiu fundar doze comunidades. Cada uma delas era formada por doze monges e um mosteiro skete. Para cada um destes São Bento constituiu um Hegúmeno retirado dos seus discípulos mais experimentados.
A regra monástica beneditina não tocou o coração de todos, e muitas vezes o santo monge foi alvo de abuso e desrespeito. Finalmente, Bento foi para a Campagna, onde fundou o Mosteiro do Monte Casino, que durante muito tempo se tornou o centro da instrução teológica do Ocidente cristão.
Ali São Bento escreveu a forma final de sua regra, baseada na vida espiritual dos habitantes do deserto e nos preceitos de São João Cassiano [comemorado em 29 de fevereiro]. A regra foi aceita por muitos mosteiros do Ocidente, e no fim do século XVI já possuía mais de cem edições.
Para os monges era prescrita a completa renúncia de posses, obediência incondicional e trabalho constante. Era considerado dever dos anciãos ensinar aos jovens monges e copiar manuscritos antigos. Todo e qualquer esforço requeria uma benção, e o Hegúmeno possuía poder pleno na comunidade. Por sua vez, o Hegúmeno deveria possuir discernimento e consultar o conselho dos anciãos e monges experimentados da comunidade. Mas a decisão era sua e intransferível.
São Bento recebeu do Senhor os dons da taumaturgia e da profecia, e a muitos curou com suas orações. O santo monge previu sua morte. Sua irmã, Santa Escolástica, também se tornou famosa por sua vida ascética.
Kommentare
Kommentar veröffentlichen