família Freire

 A "família Freire" se refere ao sobrenome de origem francesa ("frère" ou "irmão") que se estabeleceu na Galiza e Portugal, com fortes laços com os Andrade e a Ordem dos Templários. Com o tempo, diversas ramificações dessa família se estabeleceram no Brasil, tanto no período colonial quanto após, como em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Pará. 

Origem do Sobrenome

Francesa: A origem mais aceita é de um cavaleiro francês chamado "Frerre" (irmão), que se tornou um irmão de armas de um membro da família Andrade na Galiza, adotando o sobrenome. 

Templários: Outra versão indica que o progenitor foi um cavaleiro templário francês, já que "frère" também significa "freire", e os templários se chamavam "frères", ou irmãos, na França. 

Chegada e Ramificação em Portugal e no Brasil

Portugal: Os Freires chegaram a Portugal na pessoa de Rui Freire de Andrade, acompanhado por seu filho, Dom Nuno Rodrigues Freire de Andrade, que foi mestre da Ordem de Cristo. 

Brasil: Famílias Freire se estabeleceram em diferentes regiões do Brasil, como:

Pernambuco: Com Francisco de Brito Freire vindo de Portugal. 

Bahia: Com Manuel Velho Freire e outros membros da família. 

Rio de Janeiro: Incluindo os Freire Alemão, com o famoso botânico e médico Francisco Freire Alemão. 

Pará: A ramificação dos Freire se estabeleceu ali, com conexões com a família Seixas. 

Características Heráldicas (Brasão) 

Simbolismo: As armas dos Freires, que se uniram aos Andrade, simbolizam a astúcia, tenacidade e os valores altruístas da família.

Elemento: As duas cabeças de serpe (serpente) representam os laços entre as famílias Freire e Andrade, enquanto a banda em ouro representa a força e a honra que os ligam.

Kommentare

Beliebte Posts aus diesem Blog

SCJ 2

Um Caminho para a Realização Divina